Retorna um identificador de link persistente ao MySQL em caso de sucesso, ou FALSE se houver erro.
mysql_pconnect() estabelece uma conexão com o servidor MySQL. Os seguintes padrões são assumidos para os parametros opcionais que estiverem faltando: server = 'localhost:3306', username = nome do usuário que for dono do processo do servidor e password = password vazio. O parametro client_flags pode ser uma combinação das constantes MYSQL_CLIENT_COMPRESS, MYSQL_CLIENT_IGNORE_SPACE ou MYSQL_CLIENT_INTERACTIVE.
O parametro server pode também incluir um numero de porta. Ex: "hostname:port" ou um caminho para um socket ex: ":/path/to/socket" para o localhost.
Nota: Suporte a ":port" foi adicionado em 3.0B4.
Suporte a ":/path/to/socket" foi adicionado em 3.0.10.
mysql_pconnect() aje muito parecido com mysql_connect() com duas maiores diferenças.
Primeira,ao conectar, a função primeiro irá tentar encontrar um conexão persistente que já esteja aberta com o mesmo servidor, nome de usuário e senha. Se uma é encontrada, um identificador para ela será retornada ao invés de abrir uma nova conexão.
Segundo, a conexão com o servidor SQL não será fechada quando termina a execução do script. Ao invés, a conexão continuará aberta para uso futuro(mysql_close() não irá fechar conexões abertas por mysql_pconnect()).
O parametro opcional client_flags tornou-se disponivel no PHP 4.3.0.
Este tipo de conexão é portanto chamada 'persistente'.
Nota: Note que este tipo de conexão funciona somente se você esta usando o PHP como módulo. Veja a seção Persistent Database Connections para maiores informações.
Atenção |
Usar conexões persistentes pode requerer alguns ajustes na sua configuração do Apache e MySQL para assegurar que você não ultrapasse o limite de conexões permitidos pelo MySQL. |