Apache 2.0.x no Microsoft Windows

Essa seção contem notas e dicas específicas para instalação do Apache 2.0.x com o PHP nos sistemas Microsoft Windows.Também há instruções e notas para o Apache 1.3.x em uma página separada.

Nota: Por favor, leia os passos da instalação manual primeiro!

Atenção

Não utilize o Apache 2.0.x e o PHP em um ambiente de produção, seja no Unix ou no Windows. Para informações do porquê, leia essa FAQ

Encorajamos que você olhe a Documentação do Apache para entender o básico do Servidor Apache 2.0.x. Também considere ler as notas específicas para o Windows para o Apache 2.0.x antes de continuar.

Notas de compatibilidade do PHP e Apache 2.0.x: As seguintes versões do PHP são compatíveis com a versão mais recente do Apache 2.0.x:

Essas versões do PHP são compatíveis com Apache 2.0.40 ou superior.

Suporte a SAPI do Apache 2.0 começou no PHP 4.2.0. PHP 4.2.3 funciona com Apache 2.0.39, não use qualquer outra versão de Apache com PHP 4.2.3. No entando, a configuração recomendada é usar o 4.3.0 ou superior com a versão mais recente do Apache2.

Todas as versões mencionadas do PHP ainda funcionarão com Apache 1.3.x.

Atenção

Apache 2.0.x foi desenhado para rodar no Windows NT 4.0, Windows 2000 ou Windows XP. Até o momento, suporte para Windows 9x está incompleto. Apache 2.0.x não tem planos para funcionar nessas plataformas.

Baixe a versão mais recente do Apache 2.0.x e uma versão apropriada do PHP. Siga os Passos da Instalação Manual e volte para continuar com a integração do PHP e Apache.

Existem duas maneiras de configurar o PHP para funcionar com Apache 2.0.x no Windows. Uma é usar o binário CGI e a outra é usar o DLL do módulo do Apache. Em ambos os casos você precisa editar o arquivo httpd.conf para configurar o Apache para funcionar com o PHP e, então, reiniciar o servidor.

Nota: Lembre-se que quando acrescentando valores de caminhos nos arquivos de configuração do Apache para Windows, todas as contrabarras como em c:\directory\file.ext precisam ser convertidas para barras: c:/directory/file.ext.

Instalando como um binário CGI

Você precisa inserir essas três linhas para o arquivo httpd.conf de configuração do Apache para configura o binário CGI:

Exemplo 6-5. PHP e Apache 2.0 como CGI

ScriptAlias /php/ "c:/php/"
AddType application/x-httpd-php .php

# Para o PHP 4
Action application/x-httpd-php "/php/php.exe"

# Para o PHP 5
Action application/x-httpd-php "/php/php-cgi.exe"

Atenção

Se utilizar a instalação CGI, seu servidor estará aberto a possíveis ataques. Leia nossa seção de segurança CGI para aprender em como se defender desses ataques.

Instalando como um módulo do Apache

Você precisa inserir essas duas linhas ao arquivo de configuração de Apache httpd.conf para configurar o módulo PHP para o Apache 2.0:

Exemplo 6-6. PHP e Apache 2.0 como Módulo

# Para o PHP 4 faça algo assim:
LoadModule php4_module "c:/php/php4apache2.dll"
AddType application/x-httpd-php .php

# Para o PHP 5 faça algo assim:
LoadModule php5_module "c:/php/php5apache2.dll"
AddType application/x-httpd-php .php

# configure o caminho para o arquivo php.ini
PHPIniDir "C:/php"

Nota: Lembre-se de substituir o caminho c:/php/ para o caminho onde você instalou o PHP na sua máquina. Tome o cuidade de usar ou php4apache2.dll ou php5apache2.dll na sua diretiva LoadModule e não php4apache.dll ou php5apache.dll já que essas últimas são feitas para rodar com o Apache 1.3.x.

Nota: Se você quiser negociação de conteúdo, leia o FAQ relacionado.

Atenção

Não misture sua instalação com arquivos DLL de versões diferentes do PHP. Você só pode escolher usar as DLL's e extensões inclusas na versão do PHP que você baixou.