Essa seção contem notas e dicas específicas para instalação do Apache 1.3.x com o PHP nos sistemas Microsoft Windows. Também há instruções e notas para o Apache 2 em uma página separada.
Nota: Por favor, leia os passos da instalação manual primeiro!
Existem duas maneiras de configurar o PHP para funcionar com o Apache 1.3.x no Windows. Uma é usar o binário CGI (php.exe para o PHP 4 e php-cgi.exe para o PHP 5), e a outra é usar o DLL do módulo do Apache. Em ambos os casos você precisa editar o arquivo httpd.conf para configurar o Apache para funcionar com o PHP e, então, reiniciar o servidor.
Vale a pena notar que agora o módulo SAPI tornou-se mais estável no Windows, nós recomendamos o seu uso ao invés do binário CGI, uma vez que é mais transparente e seguro.
Embora existam algumas pequenas variações de configuração do PHP com o Apache, elas são simples o suficiente para ser usado por iniciantes. Por favor, consulte a Documentação do Apache para mais diretivas de configuração.
Depois de mudar o arquivo de configuração, lembre-se de reiniciar o servidor, por exemplo, executando NET STOP APACHE seguido de NET START APACHE, se você rodar o Apache como um Windows Service, ou user os atalhos normais.
Nota: Lembre-se que quando acrescentando valores de caminhos nos arquivos de configuração do Apache para Windows, todas as contrabarras como em c:\directory\file.ext precisam ser convertidas para barras: c:/directory/file.ext.
Você deve adicionar as seguintes linhas para o seu arquivo httpd.conf:
Se você dezipou o pacote PHP para o diretório C:\php\ como descrito na seção Passos da Instalação Manual, você precisa inserir as seguintes linhas ao arquivo de configuração do Apache para configurar o uso do binário CGI:
Atenção |
Se utilizar a instalação CGI, seu servidor estará aberto a possíveis ataques. Leia nossa seção de segurança CGI para aprender em como se defender desses ataques. |
Se você gostaria de apresentar os códigos-fonte dos PHP com highlight de sintaxe, não exites uma opção conveniente como na versão de módulo. Se você escolheu configura o Apache para usar o PHP como um binário CGI, você precisará usar a função highlight_file(). Para fazer isso, simplesmente crie um script PHP e adicione esse código: <?php highlight_file('some_php_script.php'); ?>.