Dica: Utilize também as expressões regulares compátiveis com perl preg_split(), que são frequentemente uma alternativa veloz para split(). Se não necessitar de todo poder das expressões regulares, é mais rápido usar a função explode(), a qual não carrega o sistema (engine) de expressões regulares
Retorna uma matriz de strings, contendo as substrings de variavel separadas pelos limites descritos na expressão regular expressao. Se limite for passado, o retorno será uma matriz com no máximo limite elementos, sendo que o último elemento irá conter o resto da variavel. Se algum erro acontecer, split() retornará FALSE.
Separa os quatro primeiro elementos de uma linha do arquivo /etc/passwd:
Se existirem n ocorrências da expressao, será retornado uma matriz(array) contendo n+1 items. Por exemplo, se não existir uma ocorrência de expressao, uma matriz de um único elemento será retornada. Certamente, retornará TRUE se a string estiver vazia.
Separação de dados delimitados por barras, pontos, ou traços:
Para visualizar uma emulação do Perl e seus métodos@chars = split('', $str), por favor veja os exemplos de preg_split().
Preste atenção expressao é a expressão regular. Se separar caracteres que são consideredos especiais para as expressões regulares, será necessário usar o caracter de escape primeiramente. Se você pensar que split() (ou outra função para execução de expressões regulares) é muito estranha, por favor leia o arquivo regex.7, incluido na pasta regex/ no subdiretório da distribuição do PHP. Está no formato manpage e você deverá usar o comando man /usr/local/src/regex/regex.7 para maiores informações.
Veja mais em: preg_split(), spliti(), explode(), implode(), chunk_split() e wordwrap().