Idêntico a readfile(), exceto que file() retorna o arquivo em um array. Cada elemento do array corresponde a uma linha no arquivo, inclusive com o caracter de nova linha. Em caso de falha, file() retorna FALSE.
Você pode usar o parâmetro opcional use_include_path como "1", se você deseja procurar o arquivo no include_path também.
<?php |
Dica: Você pode usar uma URL com esta função se fopen wrappers estiver habilitado. Veja fopen() para mais detalhes em como especificar o nome do arquivo e Apêndice L para uma lista de protocolos URL suportados.
Nota: Cada linha do array resultante terá os caracteres de fim de linha, então você precisa utilizar trim() se não quiser esses caracteres presentes.
Nota: Se você está tendo problemas com o PHP no reconhecimento do final de linha quando criando ou lendo arquivos num computador Macintosh, você pode habilitar a opção auto_detect_line_endings.
Nota: A partir do PHP 4.3.0, você pode utilizar file_get_contents() para retornar o conteúdo de um arquivo como uma string.
No PHP 4.3.0 file() se tornou segura para arquivos binários.
Nota: O suporte ao contexto foi acrescentado no PHP 5.0.0
Veja também readfile(), fopen(), fsockopen(), popen(), file_get_contents() e include().