Os nomes de funções __construct, __destruct (veja Construtores e Destrutores), __call, __get, __set (veja Sobrecarga), __sleep, __wakeup, e __toString são mágicos nas classes do PHP. Você não pode ter funções com esses nomes em nenhuma de suas classes a não ser que queria que a funcionalidade mágica associada com eles.
Cuidado |
PHP reserva todas as funções com nomes começando com __ como mágicas. É recomendado que você não use funções com nomes com __ no PHP a não ser que você queira alguma funcionalidade mágica documentada. |
serialize() checa se sua classe tem uma função com o nome mágico __sleep. Se tiver, a função é executa antes de qualqer serialização. Ela pode limpar o objeto e deve retornar um array com os nomes de todas as variáveis do objeto que devem ser serializadas.
O intuito do método __sleep é fechar qualquer conexão com bancos de dados que o objeto possa ter, enviando dados pendentes ou realizar tarefas similares de limpeza. Além disso, a função é útil se você tiver objetos muito grandes que não precisarão ser salvos completamente.
Inversamente, unserialize() checa pela presença da função com o nome mágico __wakeup. Se achar, essa função pode reconstruir qualquer recursos que o objeto pode ter.
O intuito do método __wakeup é reestabelecer qualquer conexão com banco de daos que podem ter sido perdidas durante a serialização e realizar tarefas de reinicialização.
O método __toString permite que uma classe decida como se comportar quando for convertida para uma string.
Vale lembrar que o método __toString só será chamado quando diretamente combinado com echo() ou print().