Capítulo 6. Instalação em sistemas Windows

Índice
Instalador do PHP para o Windows
Passos da Instalação Manual
ActiveScript
Microsoft IIS / PWS
Apache 1.3.x no Microsoft Windows
Apache 2.0.x no Microsoft Windows
Servidores Sun, iPlanet e Netscape no Microsoft Windows
Servidor OmniHTTPd
Servidor Sambar no Microsoft Windows
Xitami no Microsoft Windows
Compilando a partir dos fontes
Instalação de extensões no Windows

Essa seção aplica-se ao Windows 98/Me e Windows NT/2000/XP/2003. O PHP não funcionará em plataformas 16 bit como o Windows 3.1 e algumas vezes nos referimos às plataformas Windows suportadas como Win32. Windows 95 não é mais suportado a partir do PHP 4.3.0.

Existem duas maneiras principais de instalar o PHP para o Windows: ou manualmente ou usando o instalador.

Se você tiver o Microsoft Visual Studio, você pode também compilar o PHP a partir do código-fonte original.

Uma vez que você tiver o PHP instalado no seu sistema Windows, você pode também querer carregar várias extensões para adicionar funcionalidades.

Atenção

Existem vários instaladores completos na Internet, mas nenhum deles é apoioado pelo PHP.net, já que acreditamos que a instalação manual é a melhor maneira de ter seu sistema seguro e otimizado.

Instalador do PHP para o Windows

O Instalador do PHP para o Windows está disponível na página de downloads em http://www.php.net/downloads.php. Ele instala a versão CGI do PHP e para IIS, PWS e Xitami, ele configura o servidor web também. O instalador não inclui qualquer extensão extra ao PHP (php_*.dll) uma vez que você só encontrará essas no pacote Zip para o Windows e nos downloads de PECL.

Nota: Embora o instalador para o Windows seja uma maneira fácil de fazer o PHP funcionar, ele é restrito em muitos aspectos já que, por exemplo, a instalação automática de extensões não é suportada. Uso do instalador não é o método preferido para instalar o PHP.

Primeiro, instale o servidor HTTP (web) de sua preferência no seu sistema e teste se o mesmo funciona.

Execute o instalador e siga as instruções mostradas pelas telas de instalação. Dois tipos de instalação são suportadas - padrão, que provê padrões sensíveis para todas as configurações possíveis, e avançado, que pergunta tudo enquanto instala.

O auxiliar de instalação junta informação suficiente para configura o arquivo php.ini, e configura certos web server para usar o PHP. Um dos servidores web que o instalador não configura é o Apache, então você precisará configurá-lo manualmente.

Uma vez que a instalação tiver completado, o instalador informará a você se você precisa reiniciar seu sistema, reiniciar o servidor ou simplesmente começar a usar o PHP.

Atenção

Cuidado, que essa configuração do PHP não é segura. Se você quiser ter uma configuração do PHP segura, é melhor usar a instalação manual, e editar cada opção com cuidado. Essa configuração automática te dé uma instalaço do PHP que funciona instantaneamente, mas ela não deve ser usada em servidores online.