Essa seção contem notas e dicas específicas para a instalação do Apache 2.0 com o PHP em sistemas Unix.
Atenção |
Não utilize o Apache 2.0.x e o PHP em um ambiente de produção, seja no Unix ou no Windows. Para informações do porquê, leia essa FAQ |
Você é fortemente encorajado a ler a Documentação do Apache para obter um entendimento básico do servidor Apache 2.0.
Notas de compatibilidade do PHP e Apache 2.0.x: As seguintes versões do PHP são compatíveis com a versão mais recente do Apache 2.0.x:
Essas versões do PHP são compatíveis com Apache 2.0.40 ou superior.
- PHP 4.3.0 ou superior, disponível em http://www.php.net/downloads.php.
- A última versão estável de desenvolvimento. Pegue o código fonte http://snaps.php.net/php4-latest.tar.gz ou baixe os binários para o Windows http://snaps.php.net/win32/php4-win32-latest.zip.
- Uma versão pre-release disponível para download em http://qa.php.net/.
- Você sempre tem a opção de obter o PHP através da conta anônima do CVS.
Suporte a SAPI do Apache 2.0 começou no PHP 4.2.0. PHP 4.2.3 funciona com Apache 2.0.39, não use qualquer outra versão de Apache com PHP 4.2.3. No entando, a configuração recomendada é usar o 4.3.0 ou superior com a versão mais recente do Apache2.
Todas as versões mencionadas do PHP ainda funcionarão com Apache 1.3.x.
Baixe a versão mais recente do Apache 2.0 e uma versão adequada do PHP dos lugares mencionados acima. Esse guia rápido cobre apenas o básico para para começar a usar o Apache 2.0 e o PHP. Para mais informação, leia a Download the most recent version of Apache 2.0 and a fitting PHP version from the above mentioned places. This quick guide covers only the basics to get started with Apache 2.0 and PHP. For more information read the Documentação do Apache Os número de versão foram omitidos para assegurar que as instruções não estejam incorretas. Você precisará substituir o 'NN' com os valores corretos dos seus arquivos.
Seguindo os passos acima você terá rodando o Apache 2.0 com suporte para o PHP como um módulo SAPI. Claro que existem muitas outras opções de configuração disponível para ambos, Apache e o PHP. Para mais informações use o comando ./configure --help na árvore de arquivos fontes correspondente. Caso você desejar compilar uma versão multithreaded do Apache 2.0, você deve sobrescrever o Módulo-MPM padrão prefork ou com o módulo worker ou com o perchild. Para fazer isso, acrescente ao comando configure no passo 6 acima a opção --with-mpm=worker ou --with-mpm=perchild. Tome cuidado com as consequências e entenda o que está fazendo. Para mais informações, leia a documentação do Apache sobre os Módulos-MPM.
Nota: Se você quiser usar negociação de conteúdo, leia o FAQ relacionado.
Nota: Para compilar uma versão multithreaded do Apache, seu sistema deve suportar threads. Isso também implica compilar o PHP com o Zend Thread Safety (ZTS) experimental. Portanto, nem todas as extensões podem estar disponíveis. A configuração recomendada para compilar o Apache é com o Módulo-MPM prefork padrão.