A instrução require_once() incluí e avalia o arquivo especificado durante a execução do script. Seu comportamento é similar ao da instrução require(), a não ser que o arquivo informado já tenha sido incluído, não refazendo a operação novamente. Veja a documentação de require() para maiores informações sobre como essa instrução funciona.
require_once() pode ser utilizado nos casos em que o mesmo arquivo pode acabar sendo incluído mais de uma vez durante a execução de um script em particular, quando na verdade ele só pode ser incluído apenas uma, para evitar problemas com redefinições de funções, alterações nos valores de variáveis, etc.
Para exemplos de utilização de require_once() e include_once(), veja o código do PEAR incluído nas últimas distribuições do código fonte do PHP.
Nota: require_once() foi acrescentado a partir PHP 4.0.1pl2
Nota: Esteja avisado que o comportamento de require_once() e include_once() pode não ser o que você espera em um sistema operacional insensitivo ao caso (como o Windows).
Exemplo 16-8. require_once() não diferencia maiúsculas e minúsculas no Windows
<?php
require_once("a.php"); // isto irá incluir a.php
require_once("A.php"); // isto irá incluir a.php de novo no Windows!
?>
Atenção |
A versões Windows do PHP anteriores ao PHP 4.3.0 não suportam acesso a arquivos remotos através desta função, mesmo se allow_url_fopen estiver ativado. |
Veja também require(), include(), include_once(), get_required_files(), get_included_files(), readfile() e virtual().