Criar uma cópia de um objeto com propriedades totalmente replicadas nem sempre é o comportamento desejado. Um bom exemplo da necessidade para construtores de cópia é se você tem um objeto que representa uma janela do GTK e um objeto guarda o resource dessa janela. Quando você criar uma duplicata, você pode querer criar uma nova janela com as mesmas propriedades e fazer o novo objeto quarda o resource da nova janela. Outro exemplo é se seu objeto guarda uma referência a outro objeto o qual ele usa e quando você replicar o objeto pai, você quer que seja criada uma nova instância desse outro objeto para que a réplica tenha sua própria cópia separada.
Uma cópia de objeto é criada usando a palavra-chave 'clone' (que chama o método __clone() do objeto, se possível). O método __clone() de um objeto não pode ser chamado diretamente.
Quando um objeto é clonado, PHP 5 fará uma cópia superficial de todas as propriedades do objeto. Qualquer propriedade que seja referência a outra variável, permanecerá referência. Se um método __clone() for definido, então este será chamado, permitindo definir qualquer alteração necessária nas propriedades.