Esse guia de instalação ajudará você a instalar manualmente e configurar o PHP com um servidor web no Microsoft Windows. Para começar, você precisará baixar o zip com a distribuição binária da página de downloads em http://www.php.net/downloads.php.
Embora existam muitos kits de instalação "completos", e nós também distribuímos um instalador do PHP para o Microsoft Windows, nós recomendamos que você se dê ao trabalho de instalar o PHP manualmente uma vez que isso lhe permitirá um melhor entendimento do sistema, e permite que você instale extensões do PHP facilmente quando precisar.
Atualizar uma versão instalado do PHP: Edições anteriores do manual sugeriam mover vários arquivo ini e DLL para o seu diretório SYSTEM (ex.: C:\WINDOWS) e, embora isso simplifique o processo de instalação, torna a atualização difícil. Nós aconselhamos que você remova esses arquivos (como php.ini e DLLs relacionadas ao PHP da pasta SYSTEM do Windows) antes de continuar com uma instalação nova do PHP. Assegure-se de fazer um backup desses arquivos já que você pode corromper o sistema inteiro. O arquivo php.ini da versão anterior a que você quer instalar pode ser útil na versão nova. E, como você aprenderá a seguir, o método preferido para instalar o PHP é manter todos os arquivos relacionados ao PHP em um diretório e disponibilizar esse diretório no PATH do seu sistema.
Requerimentos MDAC: Se você usa o Microsoft Windows 98/NT4, baixe a última versão do Microsoft Data Access Components (MDAC) para sua plataforma. MDAC está disponível em http://msdn.microsoft.com/data/. Esse requerimento existe porque ODBC é compilado nos binários distribuídos para o Windows.
Os passos a seguite devem ser completados em todas as instalações antes de qualquer instruções específicas ao servidor sejam feitas:
Extraia o arquivo da distribuição no diretório de sua escolha. Se você estiver instalando o PHP 4, extraia em C:\, uma vez que o arquivo zip expande para uma pasta de nome parecido com php-4.3.7-Win32. Se você estiver instalando o PHP 5, extraia em C:\php já que o arquivo zip não expande como no PHP 4. Você pode escolher uma localização diferente, desde que não tenha espaços no caminho (como C:\Program Files\PHP) já que alguns servidores web irão travar se tiver.
A estrutura de diretório extraida do zip é diferente para as versões 4 e 5 e se parecem com as seguintes:
Ou:
Exemplo 6-2. Estrutura de diretório para o PHP 5
|
Note as diferenças e similaridades. Tanto o PHP 4 quanto o 5 tem um executável CGI, um executável CLI, e módulos do servidor, mas eles estão localizados em pastas diferentes e/ou tem nomes diferentes. Enquanto no PHP 4 os módulos do servidor estão na pasta sapi, no PHP 5 não há tal diretório e, ao invés disso, eles estão na pasta principal do PHP. As DLLs de suporte para as extensões do PHP 5 também não estão em um diretório separado.
Nota: No PHP 4, você deve mover todos os arquivos localizados nas pastas dll e sapi para a pasta principal (ex.: C:\php).
Aqui está uma lista dos módulos de servidor liberados com o PHP 4 e PHP 5:
sapi/php4activescript.dll (php5activescript.dll) - ActiveScript engine, permitindo imbutir PHP em aplicações Windows.
sapi/php4apache.dll (php5apache.dll) - Módulo do Apache 1.3.x.
sapi/php4apache2.dll (php5apache2.dll) - Módulo do Apache 2.0.x.
sapi/php4isapi.dll (php5isapi.dll) - Módulo do ISAPI para servidores que suportam ISAPI como IIS 4.0/PWS 4.0 ou superior.
sapi/php4nsapi.dll (php5nsapi.dll) - Módulo dos servidores Sun/iPlanet/Netscape.
sapi/php4pi3web.dll (não tem equivalente no PHP 5) - Módulo do servidor Pi3Web.
Módulos de servidor tem performance significativamente melhor e funcionalidades adiconais comparados com o binário CGI. A versão CLI é desenhada para permitir usar o PHP para scripts de linha de comando. Mais informação sobre CLI disponível no capítulo sobre usando PHP da linha de comando.
Atenção |
Os módulos SAPI foram melhorados significativamente a partir do release 4.1, no entanto, em sistemas mais antigos, você pode encontrar erros de servidor e outros módulos do servidor podem falhar, como ASP. |
Os binários CGI e CLI, e os módulos de servidor web todos necessitam do arquivo php4ts.dll (php5ts.dll) para funcionar corretamente. Você tem que assegurar que esse arquivo pode se encontrado pela sua instalação do PHP. A ordem de busca para essa DLL é como segue:
O mesmo diretório onde o arquivo php.exe é chamado, ou no caso de usar um módulo SAPI, o diretório do servidor web (ex.: C:\Program Files\Apache Group\Apache2\bin).
Qualquer diretório no na sua variável de ambiente PATH do Windows.
Para disponibilizar php4ts.dll / php5ts.dll você tem três opções: copiar o arquivo para o diretório system do Windows, copiar o arquivo para o diretório do servidor web, ou adicionar o diretório do PHP, C:\php no PATH. Para melhor manutenção, nós aconselhamos que você siga a última opção, adicione C:\php ao PATH, porque é mais simples atualizar o PHP no futuro. Leia mais sobre como adicionar o diretório ao PATH no FAQ correspondente.
O próximo passo é configurar um arquivo de configuração válido para o PHP, php.ini. Existem dois arquivo ini distribuídos no arquivo zip, php.ini-dist e php.ini-recommended. Nós aconselhamos que você use php.ini-recommended, porque nós otimizamos as configurações padrão nesse arquivo para performance e segurança. Leia esse arquivo bem documentado cuidadosamente porque tem diferenças do php.ini-dist que afetarão dramaticamente sua configuração. Alguns exemplos são display_errors como off e magic_quotes_gpc como off. Além de ler esse arquivos, estude as configurações do arquivo php.ini e altere cada elemento por conta própria. Se você quiser ter o máximo de segurança, então essa é opção para você, embora o PHP funcione bem com esses arquivos ini padrão. Copie o arquivo ini escolhido para um diretório que o PHP é capaz de achá-lo e renomei para php.ini. O PHP procura por php.ini nas seguintes localização (em ordem):
Diretiva PHPIniDir (apenas o módulo do Apache 2)
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\PHP\IniFilePath
A variável de ambiente PHPRC
O diretório do PHP (para CLI), ou o diretório do servidor web (para módulos SAPI)
Diretório do Windows (C:\windows ou C:\winnt)
Se você estiver executando o Apache 2, a opção mais simples é usar a diretiva PHPIniDir (leia a página instalação no Apache 2). Caso contrário, sua melhor opção é criar a variável de ambiente PHPRC. Esse processo é explicado no seguinte FAQ.
Nota: Se você estiver usando NTFS no Windows NT, 2000, XP ou 2003, assegure-se que o usuário executando o servidor web tem permissões de leitura ao seu arquivo php.ini (ex.: faça com que seja lido por Everyone (Todos) ).
Os passos a seguir são opcionais:
Edite seu no arquivo php.ini. Se você planeja usar OmniHTTPd, não faça o passo a seguir. Edite o doc_root para apontar para o document_root do servidor web. Por exemplo:
Selecione as extensões que você quer que sejam carregadas quando o PHP iniciar. Veja a seção sobre extensões no Windows, sobre como configurar uma, e quais já estão integradas. Note que em uma instalação nova, é aconselhável primeiro fazer o PHP funcionar e testá-lo sem extensões e depois habilitá-las no arquivo php.ini.
No PWS e IIS, você pode editar a configuração browscap para que ela aponte para: c:\windows\system\inetsrv\browscap.ini no Windows 9x/Me, c:\winnt\system32\inetsrv\browscap.ini no NT/2000, e c:\windows\system32\inetsrv\browscap.ini no XP. Para um arquivo browscap.ini atualizado, leia o seguinte FAQ.
O PHP agora está configurado no seu sistema. O próximo passo é escolher um servidor web, e habilitá-lo para executar o PHP. Escolha um servidor web da tabela de conteúdos.