A função dbx_query() retorna um objeto ou o número 1 em caso de sucesso, e 0 se falhar. O resultado em forma de objeto somente é retornado, caso a requisição no parâmetro comandos_sql produzir este resultado (ex: um SELECT query, mesmo se o resultado retornado está vazio).
O parâmetro flags é usado para controlar a quantiodade de informação que é retornada. Estas informações podem ser qualquer combinação de uma das constantes abaixo usando o operador bitwise OR (|). As flags DBX_COLNAMES_* quando usadas, substituem as dbx.colnames_case configuradas no php.ini.
Está sempre ligada, isto é, o objeto retornado contém uma propriedade data, que é um array numérico indexado com 2 dimensões. Por exemplo, na expressão data[2][3] 2 é o número da coluna (ou registro) e 3 é o número da coluna (ou campo). A primeira linha e coluna estão no índice 0.
Se a constante DBX_RESULT_ASSOC estiver sendo especificada, o objeto retornado irá conter informações relacionadas à DBX_RESULT_INFO também, mesmo que isto não tenha sido especificado.
Contém informações sobre colunas, assim como o nome e tipos dos campos.
Esta constante torna possível o acesso aos valores dos campos e nomes das colunas respectivamente, ela é usada como chave para os objetos retornados na propriedade data.
Os resultados associados são atualmente referências aos dados numericamente posicionados, sendo assim, ao modificar data[0][0] causa a modificação de data[0]['nome_para_a_primeira_coluna'] também.
Esta flag não irá criar a propriedade data, e a propriedade rows irá iniciar à partir do 0. Use esta flag para grandes datasets, e use a função dbx_fetch_row() para obter os resultados linha à linha.
A função dbx_fetch_row() irá retornar as linhas que fazem parte das flags desta requisição. Incidentalmente, ela irá também atualizar a propriedade rows toda vez que for chamada.
Os nomes das colunas retornadas não serão alterados.
Os nomes das colunas retornadas serão todas alteradas para CAIXA ALTA.
Os nomes das colunas retornadas serão todas alteradas para caixa baixa.
DBX_RESULT_INDEX
DBX_RESULT_INDEX | DBX_RESULT_INFO
DBX_RESULT_INDEX | DBX_RESULT_INFO | DBX_RESULT_ASSOC - este é o padrão, se o parâmetro flags não for especificado.
O objeto retornado contém quatro ou cinco propriedades dependendo do parâmetro flags:
É um evento válido para a conexão com o banco de dados, e como tal pode ser usado nas funções do módulo específico (se necessário).
Estas propriedades conte´m o número das colunas (ou campos) e das linhas (ou registros) respectivamente.
É retornado somente se as constantes DBX_RESULT_INFO ou DBX_RESULT_ASSOC são especificados no parâmetro flags. Esta propriedade é um array de 2 dimensões, que contém duas linhas nomeadas (name e type) para obter informação da coluna.
Esta propriedade contém os dados do resultado atual, possivelmente associado com os nomes das colunas depdnendo do parâmetro flags. Se a constante DBX_RESULT_ASSOC está ligada, é possível usar $result->data[2]["nome_do_campo"].
Exemplo 3. colocando o conteúdo da propriedade data em uma tabela HTML
|
Exemplo 4. Como tratar requisições "UNBUFFERED"
|
Nota: Sempre refira-se à documentação do módulo-específico quando necessário.
Os nomes das colunas em uma requisição de um banco de dados Oracle são retornados em caixa baixa.
Veja também dbx_escape_string(), dbx_fetch_row() e dbx_connect().